Header Ads


Na zona rural de Araçagi, a prefeita Josilda Macena e o Secretário de Agricultura do Estado Joaquim Hugo dão inicio a vacinação contra a Febre Aftosa


Na manhã desta terça-feira (02), foi iniciada oficialmente a vacinação contra a Febre Aftosa  o local para esse “pontapé inicial” foi a fazenda Santa Fé, na zona sul do município de Araçagi.

O Secretário de Agricultura e Desenvolvimento Agropecuário do Estado, Joaquim Hugo e toda sua equipe técnica, estiveram ao lado da Prefeita de Araçagi, Josilda Macena, do proprietário da fazenda Doutor Sagres, do presidente da Famup George Coelho, de alguns secretários municipais, do vereador e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Araçagi, Josué Benicio e de alguns produtores agropecuários da região, para acompanhar a aplicação da vacina contra a febre aftosa no rebanho da fazenda Santa Fé.

Em suas palavras o Secretário Joaquim Hugo afirmou que o governo do estado é um parceiro dos municípios e dos produtores rurais, já a chefe do executivo municipal disse que Araçagi trabalha para que todos os produtores rurais consigam realizar a vacinação de seu rebanho mesmo aqueles mais distantes da sede do município serão assistidos.

o que é a febre aftosa?

A Febre Aftosa é uma enfermidade causada por vírus (família Picornaviridae, gênero Aphthovirus).


É uma das doenças infecciosas mais contagiosas dos animais e acomete animais biungulados (de casco fendido) como: bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos e suínos.


Esta doença pode acometer rapidamente criações inteiras. O vírus se dissipa pelo contato entre animais doentes e susceptíveis, e pode contaminar o solo, água, vestimentas, veículos, aparelhos e instalações. O vento pode transportar o vírus.


A doença atravessa fronteiras internacionais por meio do transporte de animais infectados e da importação de produtos de origem animal (principalmente carne com osso).

Outras informações sobre a Febre Aftosa estão disponíveis na Ficha Técnica elaborada pelo PNEFA/MAPA.

Os animais doentes:
• Apresentam feridas (bolhas, aftas) na boca, nas tetas e entre as unhas;
• Salivam em excesso (babam), não comem e não bebem;
• Andam com dificuldade (manqueira);
• Se isolam dos outros animais;
• Apresentam febre alta, podendo ter tremores;
• Em vacas leiteiras pode haver diminuição rápida da produção de leite.

O Manual Coletânea de Imagens elaborado pelo MAPA apresenta fotografias de animais com lesões de Febre Aftosa e de outras doenças incluídas no sistema nacional de vigilância de doenças vesiculares.

O que fazer se observar animais doentes?
Quando observar qualquer animal com alguma das alterações características, mesmo que você não seja o proprietário, comunique imediatamente à unidade local da Defesa Agropecuária.

A notificação de suspeitas também pode ser registrada através do SISBRAVET.

Nenhum comentário